Páginas



QUALIDADES DO CRISTÃO EFICAZ - O AMOR É PACIENTE

Você conhece alguém que, diante de algo errado ou com o qual não concorda, reage de forma violenta, grosseira ou agressiva? Já encontrou alguém que não se contém em manifestar a sua posição contrária sem usar da violência mental, verbal ou física? Você é assim? Aí temos não apenas um crente impaciente, mas também alguém que está deixando de fluir o amor ágape de Deus em seus relacionamentos, já que a Bíblia diz que este amor, que é paciente (1 Cor. 13:4a), foi derramado em nossos corações pelo Espírito que nos foi dado (Romanos 5:5).

A paciência, no NT, é a tradução do termo grego macrotumia, e este, por sua vez, é a conjugação de dois outros termos: macros + tumos. Macros significa largo, grande e tumos significa ira. Assim, etimologicamente a paciência, a macrotumia, é o adiamento da ira; a ira cujo ímpeto e expressão, foram adiados. O paciente é aquele que retarda a ira. Por sua vez, a ira, no NT, significa reação àquilo que nos ofende, indigna. Nesse sentido, a ira é justa e justificada.

Se justiça é dar a cada um o que lhe é devido, então o amor paciente é "injusto", porque tendo as razões mais justas para reagir com ira, não o faz, antes retarda a erupção da ira!

O que a Bíblia nos ensina é que é assim que Deus reage às nossas ações e atitudes. Ele age com misericórdia e, sobretudo, com paciência, pois, se agisse com "justiça", nós estaríamos absolutamente perdidos! Mas, é graças a esse amor paciente de Deus que somos perdoados e pacientemente suportados.

Mas a Bíblia também ensina que, assim como somos alvos desse "injusto" amor paciente de Deus, nós também devemos, como resultado, manifestar em nossos relacionamentos interpessoais o mesmo amor paciente.

É possível que você pense que, quando reage violentamente e com ira a um erro, você está repleto de razão e não fazendo mais do que a sua obrigação. Entretanto, ao agir, ou melhor, reagir assim, você está apenas sendo humano... Mas nós não fomos salvos para ser meramente humanos! Nós fomos salvos para sermos santos, imitadores do Pai celestial: "Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados, e andai em amor..." Efésios 5:1-2a.

Você foi salvo para ser pacientemente amoroso em suas relações interpessoais, para adiar a erupção da ira, ainda que esta tenha bons motivos para se manifestar. Você foi salvo pelo amor, para viver pacientemente o amor!

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

 
Mulheres no Desígnio de Deus. | por Templates e Acessórios ©2011